quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Empreendedorismo... hãn ?


Empreendedorismo. Palavra que soava estranho a alguns ouvidos a certo tempo atrás, mas que agora se tornou moda na ''boca do povo''. Devemos nos alegrar por isso ter acontecido, visto a importância do sentido real da coisa, mas é necessário que todos saibamos o real significado da palavra, e o que ela trás de ideal imbutida em si.

Empreender pode ser, aos nossos olhos, primeiramente visto como sinônimo do verbo ''iniciar'' e todas as suas atribuições. Quando se inicia, além de se começar do nada, o que é lógico, na grande maioria das vezes se relaciona a algo nunca antes feito, peculiar a quem faz, e quase sempre também estranho a muitas outras pessoas. Podemos também entender como ''Apostar''. É uma atitude que, ao iniciar, você não tem previsão de bons resultados, é portanto uma aposta, um tiro no escuro, em algo que por algum motivo chamou atenção e que talvez possa realmente funcionar. Empreender também é ''diferenciar'', pois não obstante atividades empreendedoras são de tal caráter específico que chegam a se diferenciar da atividade que as originou.

Tendo como base esse rápido conceito de empreender, podemos ver o porque da mesma ter ganhado tanto espaço no território da mídia moderna. Vivemos em uma sociedade que se atualiza em uma velocidade alucinante, e que requer para isso um desdobramento de todos que nela residem. Com esse desenvolvimento rápido, surgem novas necessidades, novas áreas de atuação, que nem sempre são exploradas ou enxergadas a olho nu. Essa é a beleza de ser Empreendedor. É enxergar, onde ninguém mais vê, uma brecha, e dela se valer para criar um nicho de atuação jamais visto antes, e que te dará além de uma finança rentável, o grande prestígio de ser o pioneiro naquela ocupação.

Algumas pessoas nascem com esse senso empreendedor. Outras desenvolvem. Outras simplesmente não tão nem aí. A verdade é que ser empreendedor está intimamente relacionado a ser imaginativo, flexível e criativo. Juntando essas três características, em soma a uma boa formação técnico-acadêmico-profissional, temos o perfil ideal do Funcionário do século XXI. Portanto, ''ser empreendedor'' é, de maneira tácita, essencial para o mercado de trabalho global que se configura no panorama atual.

Há muito a se dizer, mas se eu ofertasse tudo aqui, de mão beijada para vocês, onde estaria os seus espíritos empreendedores de irem buscar o conhecimento de como conseguir x e n coisas? Vamos lá galera, empreender está em todos os lugares, em todas as áreas de atuação. Espero que esse post gere muitos e muitos novos empreendedores, prontos para atuar positivamente na balança econômica do nosso amado Brasil. Gerando mais renda, empregos, dignidade social para mais e mais famílias, e que esse círculo de acontecimentos só se engrandeça em função do tempo.


Dica: Na revista época , edição Nº 602, de 30 de novembro de 2009 , se encontra uma matéria ALTAMENTE aconselhada pelo LexPotesta para a leitura de vocês. Quem puder, muna-se de sua revista e devore os 7 passos básicos ofertados na matéria de mesmo nome : Empreendedorismo nos dias atuais.



Um grande abraço,

Antonio Bandeira Neto @bandeira_live

Nenhum comentário:

Postar um comentário